ENTENDA SOBRE NOSSA PRODUÇÃO
-
TIPOS DE BANHO DAS PEÇAS
Existem diversos tipos de banho, o processo é conhecido pelo nome de galvanização.
Para entender mais sobre esse processo, listamos os principais tipos de banho e suas características.
1 Peças brutas
Geralmente esta base é produzida em latão, uma liga metálica constituída em média de 70 % de Cobre e 30% de Zinco, de acordo com a finalidade da peça, podendo ter maior ou menor maleabilidade.
Etapas de cada banho:
O banho é dividido diversas etapas, tendo cada uma delas características, processos e finalidades específicas. Todas essas etapas são parte da galvanoplastia, que é todo tratamento químico realizado em qualquer superfície metálica. Seguem abaixo as principais etapas do banho:
- Desengraxante
É realizado um processo de limpeza das peças com o uso de um desengraxante, permitindo que haja uma aderência efetiva dos banhos.
- Cobre Alcalino
É depositada uma fina camada de cobre para que as micro-imperfeições do metal base não fiquem visíveis. O cobre alcalino também contribui para melhorar a aderência.
- Cobre Ácido
É o processo de cobre responsável por dar brilho às peças, antes de receber a camada de metal nobre.
- Paládio
Aplicação de uma base de estanho e paládio antes dos processos de ouro, a fim de criar uma camada que evita a migração do cobre. O paládio não oxida facilmente. Ele não escurece ou mancha com o tempo. Além de ser hipoalergênico, diferente do níquel que pode causar severas alergias nas usuárias de acessórios.
- Ouro 24k - Pré ouro
É a primeira camada de ouro que a peça recebe, sendo em ouro 24K (quilates), ou seja, ouro puro 100%. Esta camada é aplicada imediatamente após o banho de cobre ácido para protegê-lo, devido ao ouro ser um metal nobre e não sofrer nenhuma oxidação. Esta camada também é responsável por uma perfeita aderência a folheação.
- Ouro 18k - Folheação
É uma composição de liga de ouro 18K, ou seja, 75% de ouro e 25% de liga. Esta liga é necessária para dar ao ouro, resistência, cor e acabamento.
É recomendado que se utilizem camadas de 5 milésimos a 10 milésimos.
- Banhos finais: conservação da cor e proteção das semijoias
Uma última camada de ouro 22K é aplicada na peça. É isso que faz com que, além de durar, ela mantenha sempre a mesma coloração com o passar do tempo.
Por fim, uma camada orgânica, transparente, é aplicada como uma segunda pele, garantindo a proteção das demais camadas.
Mas afinal, o que são os milésimos de banho de ouro?
Quanto maior for o tempo de exposição de uma peça ao ouro, maior será o milésimo aplicado na peça. A quantidade dos milésimos de ouro aplicadas em uma peça, está diretamente ligada a qualidade da mesma. São os milésimos de ouro aplicados que classificam e diferenciam uma bijuteria de uma semijoia.
Tipos de banhos existentes:
Ouro
A aplicação de ouro pode ser feita nas mais variadas quantidades.
Ródio
O ródio é uma excelente alternativa à prata. Existem dois tipos de ródios: branco e negro.
Revestir uma peça com ródio ajuda a proteger uma peça de ser riscada ou sofrer outros danos. O ródio também é o responsável pelo brilho final de joias feitas em ouro e que precisam atingir uma coloração mais branca.
Depois do banho final, existe um processo importante dentro da galvanização que é a secagem. Nela, as peças são colocadas em fornos ou centrífugas para que sejam eliminados qualquer resíduo de água.
Sobre o tempo de imersão, ele varia conformes os objetivos e tipo de metal usado para realizar o banho. A espessura da peça também é um fator que influencia bastante na imersão que será realizada.
Na imersão, a espessura do revestimento utilizado surge pela forma e velocidade com que o banho metálico é dado. Tudo isso tem o intuito de prolongar a vida útil do metal utilizado, sendo a proteção o principal mecanismo para que isso aconteça.
-